.png)
Musicas, Filmes, Defenda sua Fé, Web TV Jesus ao Centro, Fotos, eventos e muito mais, clique e confira...
1º Domingo do Advento 2023
O Mandamento da Vigilância
Leituras da Missa: 1ª leitura: Is 63,16-17.19; 64,2-7 // Salmo: Sl 79(80) // 2ª leitura: 1Cor 1,3-9 // Evangelho: Mc 13,33-37
Introdução
- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
- Nosso auxílio é o nome do Senhor.
Todos: Que fez o céu a terra.
Oração para pedir a bênção da Coroa do Advento
A terra, Senhor, alegra-se nestes dias,
e a vossa Igreja transborda de gozo
diante de vosso Filho, o Senhor Jesus,
que se mora como luz esplendorosa,
para iluminar aos que jazem nas trevas,
da ignorância, da dor e do pecado.
Esperançoso em sua vinda,
vosso povo preparou esta coroa
com os ramos do bosque e a adornou com luzes.
Agora, que iremos começar
o tempo de preparação
para a vinda de vosso Filho,
Vos pedimos, Senhor,
que, enquanto se acrescenta cada dia
o esplendor desta coroa, com novas luzes,
nos ilumine com o esplendor daquele
que, por ser a Luz do mundo,
iluminará todas as escuridões.
Pedimos isso por Ele mesmo
que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Todos: Amém.
- Vamos acender a primeira vela da Coroa do Advento. A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda nossa atitude de vigilância diante da espera do Senhor que virá.
Canto para acender a primeira vela
Uma vela se acende no caminho a iluminar.
Preparemos nossa casa, é Jesus quem vai chegar.
No advento a tua vinda nós queremos preparar.
Vem, Senhor, que é Teu Natal, vem nascer em nosso lar. (Bis).
Oração
- Que esta coroa nos ajude a preparar os corações de cada membro desta família para sua chegada no dia de Natal.
Todos: Pedimos-Vos, Senhor.
- Damos graças, Senhor, por nos enviar seu Filho para nos salvar e lhe pedimos ajuda para preparar nosso coração para a vinda de Cristo.
Todos: Bendito seja Deus para sempre. Amém.
Preparação para o Evangelho
O enquadramento deste tempo litúrgico é a preparação para a Vinda do Senhor. A cada ano litúrgico, a sabedoria da Igreja, coloca diante de nós um Evangelho Sinótico (Mateus, Marcos ou Lucas) a ser percorrido de modo especial; enquanto o Quarto Evangelho (João) aparece de modo especial nas solenidades. O capítulo 13 de onde é extraído o trecho do Evangelho hodierno trata-se de um discurso escatológico e que serve de transição para a leitura da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor. Este capítulo 13 se articula em predições e sinais dados, descreve a Vinda do Filho do Homem e encerra-se com duas parábolas. O Evangelho de hoje traz a segunda parábola, a do dono de casa que sai em viagem e deixa o porteiro como vigia.
Nos poucos versículos deste domingo, a exortação “Vigiai!” aparece 4 vezes. Enquanto no inteiro capítulo 13 a exortação e “Estai atentos!” aparece também 4 vezes. Não resta dúvida que o tema da vigilância cristã seja central. E, de fato, a vigilância é o núcleo do tempo litúrgico do Advento. Mas não só, o é de toda a vida cristã. É acolhendo a vigilância como um verdadeiro mandamento dado pelo Divino Mestre que vamos percorrer o Evangelho do I
Domingo do Advento. Evangelho (Mc 13,33-37)
“33 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento”. 34 “É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando”. 35 “Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo”. 37 O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”.
Meditação: Uma pequena criatura que tem muito a ensinar
A tradução litúrgica “de madrugada” corresponde na Vulgata à expressão an galli cantu e no texto grego alechtorophonias e quer dizer, literalmente, “o canto matutino do galo” (A. BELANO). Não se trata de qualquer canto, mas o canto que anuncia a iminência do novo dia. Eis que nos fala neste primeiro domingo do advento está pequena criatura de Deus presente no presépio, presente no momento da Paixão do Salvador, presente nas torres de muitas igrejas. Sim, o galo tem muito a nos ensinar sobre a virtude da vigilância.
O galo era presente na iconografia paleocristã das catacumbas, uma vez que Cristo Ressuscitado é o dia que não tem ocaso. Lá, portanto tinha de estar o galo anunciando pictoricamente tal realidade. Para os cristãos medievais, o galo espantava o terror noturno ao anunciar a proximidade do dia. Por isso esse animalzinho ganhou a fala de espantador do mal. Mas não só, foi ao canto do galo que São Pedro derramou as lágrimas do arrependimento. Eis o que o galo é capaz de fazer, dada sua constante vigilância. E, não obstante o hemisfério onde se encontra, é capaz de anunciar a iminência do novo dia.
Por fim, há uma tradição da piedade, e é graças a esta que o galo é representado nos presépios, que no momento do nascimento do Salvador houve na terra, naquela noite escura e gélida de 25 de dezembro, uma luz mais intensa e bela que a do sol, a qual o galo reconhecendo a chegada do dia, cantou como nunca houvera cantado desde a Criação. O galo é símbolo da vigilância porque reconhece prontamente e anuncia a luz do novo dia. Não o será o homem que recebeu de Deus uma alma imortal e mais, os dons abundantes da graça, capaz de reconhecer e estar preparado para a chegada de Nosso Senhor? E vigiar, conforme nos exorta o Salvador, é estar acostumado com a prática do bem, é ter conaturalidade com a prática do bem, que é obedecer aos mandamentos de Deus. Vigiar é, em suma, amar, pois quem ama cumpre toda a Lei.
Propósito para o Natal
Escolher um modo diferente de celebrar o Natal em família
(montando um belo presépio, preparando e pondo-se à mesa para a ceia, rezando na noite de Natal, etc).
Oração final
Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Oração à Nossa Senhora
Doce Virgem Maria, cujo coração foi por Deus preparado para morada do Verbo feito carne pelas inefáveis alegrias da expectação de vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus, para que o meigo fruto de vossas benditas entranhas, venha a nascer misericordiosamente em nossos corações, a eles trazendo a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação de nossa vida e obtenção de nossa coroa no Paraíso, em vossa companhia. Assim seja. Amém.
- Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
- Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos: Para sempre seja louvado!