top of page

Um trem, uma cruz, um santo…


santo-andre.jpg

José e seu irmão mais novo Augusto saíram para fazer um passeio num parque da cidade. Próximo ao destino, uma situação que tinha tudo para ser entediante: um trem começava agora a atravessar a pista. O sol escaldante daquele dia e a melancolia dos vagões barulhentos inquietaram Augusto.


Procurando avidamente algo com o que se entreter, Augusto se depara com um objeto que lhe suscita o interesse.


- Que pitoresco aquela placa, com um “X”, escrito “linha”. – Indagou Augusto, apontando curiosamente para o singular sinal de trânsito.


- Aquele sinal de trânsito chama-se Cruz de Santo André.


- Mas, Cruz de Santo André… O que ela quer indicar?


- Ela indica que há uma linha férrea que cruza em nível a pista.


Mas a resposta de José era insuficiente para sanar o interesse de seu irmão. Queria saber o que uma coisa tem a ver com outra, ou seja o que a placa tem que a ver com Santo André… Por que haveria um sinal de trânsito ter como nome o de um santo? E por que uma cruz em forma de “X”? Todas esses questionamentos afloravam continuamente na imaginação de Augusto . Ainda mais entusiasmado pela questão, pergunta:


- Mas qual a relação desse sinal com o apóstolo Santo André?


Vendo, por fim, o real interesse de seu irmão pelo curioso símbolo, José explicita calmamente a relação.


- Santo André, irmão de São Pedro, recebeu o martírio sendo crucificado em uma cruz com o formato de “X”, igual à do sinal. Estando para ser crucificado, o Apóstolo achava-se indigno de ser crucificado em uma cruz igual à de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pediu, então, que fosse crucificado dessa forma.


Augusto suspirou de admiração ao ouvir o ocorrido.


- Que grandeza a desse santo! Não temeu a cruz, muito pelo contrário, aceitou-a com resignação, aproveitando até esse momento para demonstrar sua submissão à Cristo Nosso Senhor.


- Realmente. Tamanha a fortaleza de Santo André que ele ficou três dias crucificado e, ao expirar, disse: “Senhor, Rei Eterno da Glória, recebei-me assim pendido, como estou, ao madeiro, à cruz tão doce.”


- É justo que uma morte tão heróica seja lembrada até mesmo nos sinais de trânsito! – Exclamou Augusto, enlevado pelo martírio do santo.


-E no dia 30 de Novembro, a Igreja celebra a festa de Santo André.Aproveitemos a ocasião para pedir-lhe muitas graças! – conclui José, ele próprio admirado da alegria de seu irmão


Terminado a estimulante conversa, o último vagão do trem passava, e eles prosseguem o passeio.



Posts em Destaque
Artigos mais recentes
Arquivo
Pesquisa por tags
Nenhum tag.
bottom of page