PARÓQUIA

Imaculada Conceição

AO VIVO

Musicas, Filmes, Defenda sua Fé, Web TV Jesus ao Centro, Fotos, eventos e muito mais, clique e confira...

  • Início

  • Defenda Sua Fé

  • Pastorais da Igreja

  • Liturgia

  • Movimentos

  • Projeto JC

  • Iniciação Cristã

  • Nosso Tempo

  • WebTv Kids

  • Advento em Família

  • Jogos

  • Musicas

  • Filmes

  • A origem do Cerco de Jericó

  • Dogma da Imaculada

  • Sites Recomendados

  • Histórico da Diocese

  • Histórico da Paróquia

  • Testemunhos

  • Campanha da Reforma

  • Onde Estamos

  • Contato

  • novos voluntários

  • Mais

    A “oitava Palavra” de Jesus

    Aturdido e sem rumo, Barrabás caminha pelas ruas de Jerusalém quando, de repente, escuta o lúgubre rufar de tambores anunciando uma crucifixão. E pensa: "Bem poderia ter sido eu...".


    Barrabás, famoso ladrão e assassino, o pior criminoso que Israel conhecera, encontra- se encarcerado na Torre Antônia, em Jerusalém.


    Era então costume entre os judeus, por ocasião da Páscoa, conceder a liberdade a algum preso, em memória da saída dos israelitas do cativeiro no Egito.


    O procurador romano na Judeia, Pôncio Pilatos, propõe dois nomes para o povo escolher: Barrabás ou Jesus.

    JesuseBarrabás.jpg

    Símbolo da ilegalidade, motivo de terror para todos, cujo aprisionamento constituía o alívio e a segurança da região, o maior malfeitor da época é contraposto Àquele que perdoava os pecados, curava leprosos, cegos e paralíticos, ressuscitava mortos e andara "por toda a parte, fazendo o bem" (At 10, 38)?


    Ora, qual a gratidão suscitada por tantos ensinamentos, favores e milagres? O populacho, a uma voz, prefere Barrabás...


    Surpresa e pânico do bandido


    Podemos conjecturar a reação do chefe da prisão ao receber a ordem do magistrado romano de liberar naquele mesmo dia o terrível bandido.


    — Soltar esse homem por causa de um absurdo costume judaico? Esse criminoso vai repetir suas loucuras! Vão se arrepender... Mas, enfim, cabe-me só cumprir ordens. Vamos!


    Desce até o calabouço do Pretório e introduz a chave na fechadura de uma cela. Rangendo, abre-se a porta do repugnante recinto e o carcereiro chama:


    — Barrabás!


    Com os cabelos desalinhados, o olhar desvairado e cheio de terror, balbucia o delinquente:


    — Vou ser crucificado?!


    — Não! Fora daqui! — responde o guarda com rudeza e desgosto.


    — Mas... o que vão fazer comigo?


    — Fora!


    Saindo, trêmulo, ainda indaga:


    — O que aconteceu?


    — Estás livre! Vá para a rua!


    — Eu, livre? Eu, que já sentia as cordas nas minhas mãos e experimentava prematuramente a asfixia da crucifixão pela qual iria morrer! Eu, solto depois de tudo o que fiz? Eu, Barrabás, homicida detestado por todo o mundo?... Vou cobrir um pouco a cabeça para não ser reconhecido na rua... Preciso me disfarçar para sair, pois podem me matar. Mas... estou livre! Será possível? Eu me apalpo e vejo que... é verdade!

    Sem rumo fixo, caminha aturdido pelas ruas de Jerusalém quando, de repente, escuta não muito longínquo o lúgubre rufar de tambores:


    — O que é isso? O anúncio de uma crucifixão? Estão levando alguém para o suplício!


    Experimentando um calafrio de pavor, suspira:


    — Poderia ter sido eu... Oh, horror!


    Continua em direção à turbamulta, que está quase chegando no Monte Calvário. Ao se aproximar, percebe a identidade do condenado: é Jesus de Nazaré... e vai ser crucificado!


    A "oitava Palavra"


    Se uma graça fulgurante de arrependimento rasgasse a sordidez de sua alma endurecida e nela penetrasse, Barrabás, cheio de compunção, ter-se-ia lançado aos pés de Nosso Senhor Jesus Cristo, já deitado sobre o madeiro da Cruz.


    Nesse momento, o Divino Redentor estaria experimentando em suas divinas mãos e adoráveis pés as inenarráveis dores ocasionadas pela perfuração dos pregos. Mas isso não O impediria de pousar seu sacratíssimo olhar na figura horrenda daquele a quem a perfídia dos homens tinha preferido a Ele, Jesus, o Filho de Deus, a Beleza Infinita.


    Sob o influxo de tal graça, o criminoso, ajoelhado, diria:


    — Senhor, eu deveria estar sendo crucificado e não Vós! Vós ireis morrer por mim quando sou eu, infame, merecedor desse castigo por meus pecados! Senhor, perdão por tanta maldade! Senhor, eu me arrependo, detesto meus crimes e quero me assemelhar a Vós!


    E o Salvador teria pronunciado aí a primeira das Palavras, que não mais seriam sete, como registram os Evangelhos, mas oito; de seus divinos lábios brotaria esta manifestação de poder, bondade e amor infinitos:


    — Meu filho, vá porque teus pecados estão perdoados! Vá porque soubeste aceitar as graças de penitência e de arrependimento que Eu mesmo para ti suscitei! Vá e não peques mais!

    JesusnaCruz.jpg

    Somos também "barrabases"


    A História não conta qual foi o destino de Barrabás uma vez fora da prisão. Ignoramos se continuou na esteira dos crimes e desvarios que o caracterizavam, enchendo novamente de sobressalto e pavor o povo que clamara por sua libertação, ou se houve uma conversão semelhante à que acabamos de imaginar.


    Uma coisa é certa: a cada ano, na liturgia da Semana Santa, ao ser mencionado o nome do bandido na leitura da Paixão segundo São João, vibram os corações e ardem em desejos de vingar e reparar tamanha ignomínia.


    É justo, porém, descarregarmos toda a nossa ira sobre o terrível criminoso, esquecendo que fomos nós também "barrabases" em algum momento da vida? Não ofendemos brutalmente o Coração de Jesus ao cometer um pecado ou ao apegar- -nos a um vício? E não agimos como o povo judeu escolhendo o famoso malfeitor, ao trocar a obediência aos Mandamentos por uma transgressão grave e voluntária à Lei?


    Se alguma vez pecamos gravemente contra algum Mandamento da Lei de Deus, somos comparáveis a Barrabás e àqueles que o preferiram a Jesus! Deveríamos estar sendo crucificados, quando é Ele, ao contrário, que sofre por nós! Que terrível verdade: ao pecar, prefiro Barrabás como meu amigo e crucifico a Jesus em minha alma!


    Em vista disso, o que farei? Formular essa pergunta é fruto de uma graça que parte de Jesus em direção a mim. Diante dela só cabe uma súplica à Mãe do perdão e da divina graça, cujos rogos me obtiveram esse benefício:


    "Oh, Virgem Santíssima, minha Mãe, dai-me a convicção de que só existem dois caminhos: um é o de Barrabás e outro, o de Jesus.


    "Quando vosso Divino Filho voltar no fim dos tempos para exercer o julgamento de todos os homens, reunidos no Vale de Josafá e não mais no Pretório de Pilatos, a humanidade estará dividida entre os que O quiseram crucificar e se entregaram ao pecado, e aqueles que aceitaram o convite de seu divino e arrebatador olhar, e quiseram viver sempre na sua graça e na prática da virtude.


    "Pelos méritos infinitos da Paixão, fazei que eu esteja entre estes últimos!


    "E se tiver a desgraça de Vos ofender, que eu me aproxime, com toda pressa, do Sacramento da Penitência e possa, arrependido e humilhado, ouvir aquela 'oitava Palavra' dirigida ao hipotético Barrabás convertido: 'Vá, meu filho, minha filha, teus pecados estão perdoados!'".


    Adaptação da palestra pronunciada por Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP, em 27/5/1990


    Citação Inicial: Ir. Mariana Morazzani Arráiz, EP


    (Revista Arautos do Evangelho, Março/2015, n. 159, p. 16 à 18)

    Fonte: arautos.org

    #jesus

    Posts em Destaque
    O Pecado Original

    O Pecado Original

    Por qual motivo o Antigo Testamento proíbe as imagens de Deus e por que razão os cristãos já não cum

    Por qual motivo o Antigo Testamento proíbe as imagens de Deus e por que razão os cristãos já não cum

    O Matrimônio

    O Matrimônio

    São João Bosco, Fundador dos Salesianos

    São João Bosco, Fundador dos Salesianos

    Por que consagrar a criança a Nossa Senhora no batismo?

    Por que consagrar a criança a Nossa Senhora no batismo?

    São Miguel, São Gabriel e São Rafael Arcanjos

    São Miguel, São Gabriel e São Rafael Arcanjos

    Agosto, o mês das vocações

    Agosto, o mês das vocações

    Como a Bíblia foi escrita

    Como a Bíblia foi escrita

    A Unção dos Enfermos

    A Unção dos Enfermos

    A ação do Espírito Santo

    A ação do Espírito Santo

    {"items":["5fda3e511ec0bf001764c3be","5fda3e511ec0bf001764c3b7","5fda3e511ec0bf001764c3bb","5fda3e511ec0bf001764c3b8","5fda3e511ec0bf001764c3b9","5fda3e51ad08f60017db221e","5fda3e51ad08f60017db2216","5fda3e512b32d600172e36bf","5fda3e51509fc00017a4744f","5fda3e51509fc00017a47452"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":220,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":220,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":220,"height":284,"galleryWidth":220,"galleryHeight":123,"scrollBase":0}}
    Artigos mais recentes
    15 de Maio - Dia Internacional da Família

    15 de Maio - Dia Internacional da Família

    Santa Escolástica - Fundadora da Ordem das Beneditinas

    Santa Escolástica - Fundadora da Ordem das Beneditinas

    Santa Josefina Bakhita - A primeira santa africana

    Santa Josefina Bakhita - A primeira santa africana

    13 de dezembro de 304: a jovem Santa Luzia é morta por amor a Cristo

    13 de dezembro de 304: a jovem Santa Luzia é morta por amor a Cristo

    A família foi criada por Deus para ser a base da sociedade

    A família foi criada por Deus para ser a base da sociedade

    Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

    Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

    O Natal não se resume a um dia!

    O Natal não se resume a um dia!

    Cristo, Rei e Senhor do universo

    Cristo, Rei e Senhor do universo

    Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

    Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

    Caminhos de felicidade

    Caminhos de felicidade

    {"items":["5fda3e51d75c5c0017a1ad3b","5fda3e51d75c5c0017a1ad37","5fda3e51d75c5c0017a1ad38","5fda3e51d75c5c0017a1ad3e","5fda3e51d75c5c0017a1ad3f","5fda3e51d75c5c0017a1ad40","5fda3e51d75c5c0017a1ad3d","5fda3e51d75c5c0017a1ad3a","5fda3e51d75c5c0017a1ad39","5fda3e51d75c5c0017a1ad3c"],"styles":{"galleryType":"Columns","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"max","cubeRatio":1.7777777777777777,"isVertical":true,"gallerySize":30,"collageAmount":0,"collageDensity":0,"groupTypes":"1","oneRow":false,"imageMargin":22,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":true,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":false,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":0,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":50,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":true,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":false,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":4,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":["SHOW_ON_THE_RIGHT","SHOW_BELOW"],"galleryTextAlign":"center","scrollSnap":false,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":0,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":23,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":200,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":60,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":75,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":1000,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"itemBorderColor":{"themeName":"color_12","value":"rgba(228,228,228,0)"},"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":2,"calculateTextBoxHeightMode":"MANUAL","targetItemSize":1000,"selectedLayout":"2|bottom|1|max|true|0|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":2,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":60,"externalInfoWidth":0.75},"container":{"width":220,"galleryWidth":242,"galleryHeight":0,"scrollBase":0,"height":null}}
    Arquivo
    • Maio 2019 (1) 1 post
    • Fevereiro 2019 (2) 2 posts
    • Novembro 2018 (4) 4 posts
    • Outubro 2018 (6) 6 posts
    • Setembro 2018 (1) 1 post
    • Agosto 2018 (18) 18 posts
    • Março 2016 (8) 8 posts
    • Fevereiro 2016 (12) 12 posts
    • Janeiro 2016 (11) 11 posts
    • Novembro 2015 (2) 2 posts
    • Outubro 2015 (8) 8 posts
    • Julho 2015 (3) 3 posts
    • Junho 2015 (10) 10 posts
    • Maio 2015 (10) 10 posts
    • Abril 2015 (12) 12 posts
    • Março 2015 (12) 12 posts
    • Fevereiro 2015 (5) 5 posts
    • Janeiro 2015 (9) 9 posts
    • Dezembro 2014 (20) 20 posts
    • Novembro 2014 (6) 6 posts
    • Setembro 2014 (1) 1 post
    • Março 2014 (27) 27 posts
    • Fevereiro 2014 (26) 26 posts
    • Janeiro 2014 (31) 31 posts
    Pesquisa por tags
    Nenhum tag.