17- VALOR DOS MILAGRES


vocesabia.jpg

OBJEÇÃO: Os católicos acreditam que os milagres acontecem em Lourdes, Fátima, etc., e aprovados pelas Comissões Internacionais de médicos e teólogos, testemunham a veracidade da Igreja Católica. Os "crentes" não lhes dão importância.


RESPOSTA: Na Bíblia, desde a vocação de Moisés, o milagre era tido pelos homens retos, como sinal da presença de Deus, da aprovação divina duma pessoa e da missão profética a ela confiada. Somente os orgulhosos e perversos não reconheciam este sinal de Deus. Daí a Bíblia louvar os que aceitavam e se alegravam com os milagres, e reprovar os endurecidos que não os aceitavam e se alegravam com os milagres,. Vejamos alguns exemplos da correta e incorreta atitude dos homens em face de milagres.


Em Ex 4,1-9 lemos, como Deus concedeu a Moisés ostentar 3 milagres diante do povo e do Faraó, como prova de ser ele enviado por Deus.


Atitude correta: Ex 4,31: "O povo acreditou. E ao ouvirem que Javé visitava os filhos de Israel,...inclinaram-se e o adoraram."


Atitude incorreta: Ex 7,13 :"O coração do faraó continuou endurecido, e não lhes deu atenção; como Javé tinha predito." (- e continuou endurecido apesar das 10 pragas com as quais foi castigado.)


I Reis 17 e 18: O profeta Elias ressuscita o filho da viúva; e faz o fogo do céu devore o seu sacrifício, junto com o altar.


Atitude correta (da viúva): "Agora reconheço que és um homem de Deus e que a palavra de Javé é verdadeira em tua boca."


"Todo o povo, ao ver isto, prostou-se com o rosto na terra, exclamando; - É Javé que é Deus! É Javé que é Deus!" ( e agarraram os 450 falsos profetas, e Elias os matou; então cessou o flagelo da seca e veio a chuva.)


Atitude incorreta: I Reis 19,2: "Jezabel enviou um mensageiro a Elias, para dizer-lhe: "Que os deuses me façam tal coisa e pior, se amanhã, nesta hora, eu não fizer com tua vida, o que fizeste com a deles."


Nos Evangelhos Jesus cura leprosos, paralíticos e ressuscita mortos.


Atitude correta (Jo 3,2): Nicodemos Lhe disse: "Rabi, bem sabemos que és um mestre enviado por Deus, pois, ninguém seria capaz de fazer os milagres que tu fazes, se Deus não estivesse com ele."


Lc 7,16: Depois da ressurreição do jovem de Naim: "Cheios de temor louvaram a Deus com estas palavras "Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo."


Jo 30,33: O cego curado respondeu: "Isto é espantoso! Ele me abriu os olhos e vós não sabeis donde ele vem! Sabemos que Deus não escuta os pecadores. Mas Deus escuta a quem o serve com piedade e cumpre a sua vontade...Se este homem ( Jesus) não fosse de Deus, nada poderia fazer!"


Atitude incorreta: Jo 9,28 e 24: "Então os fariseus começaram a insultar o cego curado, dizendo: "Sejais tu discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés. Sabemos ( da Bíblia) que Deus falou a Moisés. Quanto a Jesus, não sabemos de onde vem... Tu nasceste no pecado e pretende ensinar a nós? E o expulsaram."


Jo 11,47-53: "Os sacerdotes-chefes e os fariseus reuniram o Conselho e discutiram: "Que faremos? Este Jesus está fazendo muitos milagres... A partir desse dia resolveram matá-lo."


Mc 3,22: (Depois que Jesus tinha feito muitas curas e expulsado demônios, diziam:) "Ele está possesso de Beelzebul. É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios."


Na Igreja primitiva, Pedro e Paulo fizeram alguns em nome de Jesus Cristo, - como narram os Atos dos Apóstolos.( At 3,6-10; 5,12-16;9,33-34;9,40;20,7-12;28,3-6 etc.)


No nosso século XX a Igreja Católica manda com todo o rigor científico examinar os milagres acontecidos em Lourdes e Fátima, pelas equipes de qualificados especialistas interconfessionais. Em Lourdes, por exemplo, de 1.200 curas milagrosas, reconhecidas como inexplicáveis por estas equipes médicas, a Comissão teológica dos bispos aprovou apenas 65 como milagrosas. Tal é o rigor exigido pela Igreja!


Um dos poucos milagres permanentes, confirmados cientificamente, pode ser observado cada dia na Igreja de Lanciano na Itália, onde no século VII, durante a Consagração, na Missa dum padre Basiliano , o pão e vinho consagrados, mudaram-se visivelmente em Corpo e Sangue ( de Jesus). Colocados num belo reliquiário, guardam-se frescos, sem se estragar, até hoje.


Em 1970 o bispo de Lanciano requisitou uma equipe de especialistas, de alto gabarito, para examinar estas relíquias. O veredito era o seguinte:


"O pedaço da carne é verdadeira carne humana, tecido do miocárdio ( coração), fresco, do grupo AB. Os 5 coágulos de sangue são verdadeiro sangue humano, do grupo AB, com diagrama de frescura como se fosse hoje tirado duma pessoa viva. Nota: O grupo sangüínio AB é muito raro na sociedade em geral; mas 95 por cento dos judeus pertecem a este grupo.


Fonte adaptação para o site: Livrinho Pe. Vicente, SVD


#valordosmilagres

Posts em Destaque