18 - FALSOS MILAGRES?

OBJEÇÃO: Alguns "Protestantes" afirmam que em Mc 13,21-22 Jesus tinha predito falsos milagres, para seduzir os eleitos. Não é isso que acontece na Igreja Católica?

RESPOSTA: Não! Examinemos atenciosamente esta profecia de Jesus, quase igual em Mc 13,21-22 e em Mt 24,23-25: "Então, se vos disserem, "Vede! O Messias está aqui! ou, está ali", não acrediteis nisso. Porque surgirão falsos messias e falsos profetas, que farão grandes prodígios e portentos, capazes de enganar os próprios eleitos, se for possível. Vede que eu já vos preveni." São Paulo, predizendo os mesmos eventos, em II Ts 2,9-10 acrescenta que também os milagres serão falsos. "Aquele ímpio ( anticristo ) cuja vinda, graças à influência de satanás, será acompanhada de toda a espécie de portentos, de prodígios e de prestígios mentirosos, e de toda a espécie de seduções iníquas, para aqueles que hão de se perder, por não terem acolhido o amor da verdade, que os teria salvo." Disso podemos tirar as seguintes conclusões lógicas:

1ª Aqui não se trata de verdadeiros milagres, com os quais Jesus prometeu acompanhar os Apóstolos e seus verdadeiros seguidores ( Mc 16,17-20), mas de milagres mentirosos, com os quais satanás ajudará os falsos profetas a seduzir aqueles que não acolheram o amor da verdade, para seguir os falsos messias, antes da destruição de Jerusalém, e antes do fim do mundo.

De fato, 40 anos depois da Ascenção de Jesus vieram estes falsos messias e profetas e seduziram os judeus a rebelar-se contra a dominação romana. As legiões romanas esmagaram o levante e destruíram Jerusalém, de modo que não sobrou "pedra sobre pedra", como Jesus tinha predito. Porém, os judeus convertidos ao cristianismo, foram prevenidos pelos Apóstolos, e fugiram para as montanhas, escapando desta chacina.

Ninguém desconhece, quantas vezes os "Testemunhas de Jehová" e outros sectários, tinham predito a volta de Jesus para o fim do mundo, e se desmascararam como falsos profetas dos falsos messias! E qual a seita - entre as mais de 30.000 seitas cristãs, que tem garantia de ser a única "dos eleitos", que não serão enganados? Não serão, antes, os humildes fiéis, obedientes aos Apóstolos e seus legítimos sucessores, na Igreja Católica, como foi no tempo da destruição de Jerusalém?

Enquanto os "prodígios e portentos dos falsos messias e profetas" serão destinados para seduzir os eleitos de os seguir, - as curas benfazejas e os outros milagres dos Apóstolos e dos Santos da Igreja Católica têm a aprovação de Jesus que disse: (Mt 6,15-20) "Acautelai-vos dos falsos profetas... por seus frutos os reconhecereis... Não pode árvore boa dar frutos maus, nem árvore má dar frutos bons." Por isso a Igreja Católica costuma promulgar os verdadeiros milagres somente depois de muitos anos, quando foram comprovados pelos bons frutos: de conversão dos ateus e pecadores de penitência, de vida pura, virtuosa, dedicada à caridade, etc.

Quem apesar disso teima em atribuir os verdadeiros milagres, rigorosamente comprovados e com bons frutos, ao poder de satanás, está imitando os doutores da Lei que atribuíram os milagres de Jesus ao poder de Beelzebul, e aos quais Jesus respondeu que "esta blasfêmia contra o Espírito Santo nunca terá perdão, mas será réu de um pecado eterno."( Mc 3,28-30)

Fonte adaptação para o site: Livrinho Pe. Vicente, SVD