Liturgia Paroquial

Liturgia é a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo.

É sempre uma celebração de Mistério Pascal, isto é, passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. A liturgia é ação de Cristo na Igreja.

O ponto culminante de uma comunidade eclesial é a celebração comunitária, onde todos expressam sua fé comum; ouvem o mesmo Senhor, Salvador e Libertador; agradecem os favores de Deus; cantam as mesmas canções. Aí todos louvam a Deus e os laços do amor fortalecidos. Cresce a fraternidade e o Povo de Deus se reanima, sobretudo nos Sacramentos, para continuar a luta pela construção do Reino.

Nenhuma atividade pastoral pode realizar-se sem referencia à liturgia. Qualquer celebração tem sentido evangelizador e catequético. Toda ação pastoral terá como ponto de referencia a liturgia, na qual se celebra a memória e se proclama a atualidade do projeto de Jesus Cristo. (Cf. Doc. 38 — CNBB)

A celebração litúrgica, como a obra de Cristo Sacerdote, e da Igreja que é seu Corpo, é uma ação sagrada por excelência. Sua eficácia não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja. (Cf. SC 7)

A necessária organização litúrgica.

Todos sabemos que nenhuma atividade na comunidade funciona sem um mínimo de organização. A liturgia não foge desta necessidade. Para que a dimensão celebrativa funcione bem. Para que haja participação de todos, se faz necessário que alguém, uma equipe pense, planeje, prepare com carinho e dedicação.

As celebrações das comunidades, das paróquias e das Dioceses precisam de um grupo de pessoas, de uma equipe ou de várias equipes que prestem esse serviço comunitário. O primeiro critério que esta equipe ou pessoas devem ter presente é o "Querer Celebrar Bem". Celebrar de tal modo que favoreça a participação de todos os presentes.

O Grupo litúrgico de nossa Paróquia tem como objetivos norteadores os de:

•  Reunir e refletir melhor o verdadeiro sentido da liturgia em nossa paróquia;

•  Preparar as celebrações semanais e dominicais e de modo especial os tempos fortes da Igreja e da comunidade;

•  Despertar em todos a importância da formação litúrgica;

•  Incentivar e capacitar novas pessoas para a participação bem como consolidar os grupos litúrgicos existentes.

A Liturgia em nossa paróquia articula diversas frentes de trabalho e organiza-se da seguinte forma:

Equipe de Liturgia Paroquial:

Coordenação Paroquial: Sr. Joel (Cada comunidade terá sua coordenação própria)

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística: Viviane Bueno (Compõem Ministros da Palavra e das Exéquias/ Esperança.)

Equipe de Leitores: Marli (Visa concatenar a função desempenhada pelos leitores. Tem como objetivo compor um Ministério.)

Pastoral dos Coroinhas: Lucas (Compõem coroinhas e cerimoniários. Auxiliam no altar.)

Pastoral da Acolhida: Sr. Jair (Visa boa acolhida nas celebrações e eventos.)

Ministério de Música: Anésia (Organização e preparação dos grupos para cantarem nas missas e eventos.)