Ministério de Música

Reuniões: 4º domingo do mês e conforme a necessidade

“O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por ‘estarem intimamente ligados à ação litúrgica’, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembléia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis” (CIC 1157).

O Ministério de Música é um instrumento de Deus posto a serviço da comunidade para atrair os homens. Seu principal propósito é administrar o Amor, a Palavra e o Espírito de Deus ao seu povo. Com a música e o canto se pode evangelizar, ensinar, inspirar, alentar, profetizar, e é vital na adoração a Deus; por isso, o Ministério de Música deve receber uma atenção cuidadosa.

O Ministério da Música é, em si, a alegria das assembléias. As pessoas gostam de cantar e Deus gosta que elas cantem, porém, é algo mais que entoar um canto, por mais bonito que este seja, é ver o Espírito de Deus amando e formando o homem, transformando-o em criatura nova, moldando-o à imagem de Jesus Cristo. Com os cantos, Deus chega ao coração humano para falar-lhe e atraí-lo para Ele; Deus usa os cantos para dar consolo, esperança, gozo, amor e paz. E o homem usa o canto para dar-lhe glória, louvá-lo, para agradecer-lhe, pedir-lhe que, como Ele, outro Deus não há.

Um Ministério de Música é formado por pessoas que:

• Encontram-se com Deus;

• Converteram-se a Ele;

• Freqüentam os sacramentos;

• Conhecem a Palavra de Deus;

• Dão testemunho de vida;

• Vivem uma relação pessoal com Deus, na oração e com os homens na comunidade;

• Formam Igreja;

• Possuem inquietações musicais;

• Encontram seu serviço neste Ministério.

Nossa comunidade precisa de pessoas que tenham o dom da música para servir em nossas liturgias. Para participar, ou mesmo formar um ministério de música em nossa paróquia, basta participar nas missas da comunidade, ter disponibilidade para as formações e ensaios, bem como cumprir a escala para as missas e encontros. Os interessados podem deixar seus nomes e contatos na secretaria paroquial ou mesmo procurar um dos grupos de nossa paróquia para se integrar a este trabalho tão importante.