Deus arde de amor por ti
Para mim é inconcebível que, tendo desejo de ser feliz, não busques a Jesus.
Depois de comungar O temos por inteiro, porque temos a Deus, que é nosso céu no desterro. Tu me dirás que não sentes nada dessa felicidade. Mas eu te pergunto como te preparaste?
Procuraste compenetrar-te da grandeza de Deus e do amor infinito que Ele te demonstra reduzindo-Se a hóstia? Quando comungares, reflete sobre o que vais fazer: um Ser eterno que não necessita de ti para nada, posto que é todo-poderoso, um Ser imenso que está em todo lugar, um Ser infinito e majestoso ante o qual os Anjos com sua pureza tremem, vem cheio de infinito amor por ti, pobre criatura carregada de pecados e misérias.
Entre tantas pessoas que existem no mundo, tu és honrada com a visita desse grande Rei. Mais ainda: para que te aproximes e O recebas, Ele abandona seu esplendor e, sob a forma de pão, o mais singelo dos alimentos, une-se a sua pobre criatura para fazer-Se um com ela. E Ele está ardendo de infinito amor, e ela permanece fria e indiferente, sem agradecer tão assinalado favor!
(Carta de Santa Teresa de los Andes à sua prima Herminia Valdés Ossa, 22 de julho de 1919) - (Revista Arautos do Evangelho, Jan/2005, n.37, p. 2)